A fúria dos Reis – As Crônicas de Gelo e Fogo

Primeiramente bom dia/tarde/noite! mais uma mini-resenha/resumo/etc das maravilhosas Crônicas de Gelo e Fogo dessa vez falarei do segundo livro intitulado “A fúria dos Reis“, escrita pelo melhor escritor da atualidade (na minha humilde opinião de leitor): George R. R. Martin, então vamos deixar de enrolar!

******Alerta de spoiler do 1º livro “Guerra dos Tronos”**********

O livro é uma continuação direta da “Guerra dos Tronos” (1996), resenha alias que ainda devo atualizar aos poucos e que você pode ler aqui. Como todo livro das Cronicas, não existem capítulos e sim “pontos de vista” dos personagens em diferentes lugares e em horas/meses/anos diferentes, então não existe uma cronologia tão linear, a vantagem dos livros neste caso é a “resolução” de algumas lendas, profecias e coisas do tipo.

Clash of Kings characters, DeviantArt by Mustamirri.

Enfim, em Westeros, temos um cometa vermelho rasgando o céu, trazendo centenas de interpretações diferentes dos personagens, coisa até interessante de se ver, devido as diferenças culturais/raciais/religiosas e etc., alguns personagens interpretam de formas “proféticas”, vou tentar não spoilar tanto,afinal isso é um “review”, enfim, passamos em Pedra do Dragão, lugar onde nosso “querido” Stannis Baratheon se encontra, após a morte de Robert Baratheon (seu irmão), iniciou uma campanha para reclamar o Trono de Ferro para si, afinal é dele por direito, nisso temos alguns “vazamentos” de informações como por exemplo Stannis envia corvos com uma carta falando a respeito de um “suposto” bastardo no trono, dizendo que Joffrey, seria fruto do incesto de Cersei Lannister com seu irmão Jaime Lannister, enfim muita treta por essas bandas. Temos a apresentação de mais alguns personagens como Melisandre, a sacerdotisa do Deus Vermelho R’hllor, Sir Davos Seaworth, um ex-contrabandista que é devoto 100% à Stannis, por hora apenas esses dois nos interessam. Stannis “descobre” que seu irmão Renly Baratheon ( o mais novo dos 3, e mais amado também), também iniciou uma campanha para reclamar o trono de ferro, e isso o deixa transtornado, muito puto alias, acontece umas coisas estranhas, mortes “inexplicáveis” . Os viewpoints* deste núcleo de personagens é intenso, misterioso e cheio de raiva (por parte de Stannis, é claro).

Melisandre by PolliPo
Melisandre, A sacerdotisa Vermelha, DeviantArt by PolliPo.

Uma personagem que todo mundo ama, aparece bem pouco no livro, Daenerys Targaryen, após enterrar seu marido, Khal Drogo, e parir seus três dragões, parte seguindo o cometa vermelho, interpretando que aquilo seria o lugar para onde devia ir, ela acaba chegando na cidade de Qarth, lá busca ajuda financeira para sua campanha de reclaim the throne** também, acontece varias coisas reveladoras nestas partes incluindo a viewpoints na Casa do Imortais.

Já em Porto Real, temos Tyrion Lannister, o duende, agora ocupando o cargo de Mão do Rei à pedido de seu “querido” pai Tywin Lannister, seus viewpoints são de fato os melhores do livro, mostra o lado politico e inteligente da saga, neste núcleo ainda temos o eunuco Varys e todos aqueles outros participantes do conselho do Rei, eles enfrentam a ameaça de que Stannis virá a Porto Real tocar o terror e matará o Rei Joffrey, inclusive temos a Batalha de Blackwater, uma das coisas mais fod@s do livro num todo.

67e22b252184e9360a68608ad485b923
Battle of the Blackwater, DeviantArt by LeKsoTiger.

No núcleo nortenho, temos Brandon Stark, aleijado desde a “queda” no primeiro volume, sendo Lord de Winterfell, enquanto seu irmão Robb que também se intitulou Rei, está em guerra, Bran conhece os irmãos Reed, Meera e Jojen, inclusive mostra a parte “mágica” das crônicas, com Jojen tendo sonhos verdes (uma espécie de “terceiro olho”,premonição,etc.) e Bran aprendendo suas habilidades de Ward (controlar animais e talz haha). Temos também Jon Snow (sim, o jãozin das neves), após os acontecimentos no minimo estranhos como o surgimentos de 2 White Walkers no Castelo Negro, todos estão em alerta. Enviam um irmão negro a Porto Real e Tyrion simplesmente achando tudo uma grande palhaçada ignora totalmente o aviso.

Ainda temos Arya Stark, hora adotando o nome de Arry, após Gendry cortar-lhes o cabelo, ele que também é um bastardo do rei morto Robert Baratheon (mas incrivelmente não sabe), em seus viewpoints percebe sua evolução, as vezes treinando com sua Agulha nas arvores, ou até mesmo fazendo pedidos a Jaqen H’ghar, um dos Homens Sem Rosto de Bravos, o que rende algumas horas de muita ação e tensão na leitura.

Uma das surpresas do livro foi Sansa Stark, a menina mimada e inocente do primeiro livro, agora conhece a verdadeira face de seu “amado” Rei Joffrey,  depois do que o infeliz fez ao seu amado pai Ned Stark, ela simplesmente tacou o foda-se, aprendendo muito com Cersei Lannister, a jogar o joguinho das donzelas de Porto Real, suas viewpoints são chocantes (não tanto quanto a série,mas ainda sim).

Stanis Camp for Game of Thrones by emanshiu
Stannis Baratheon Camp, DeviantArt by Emanshiu.

Catelyn Tully, viúva de Ned Stark, mostrando seu lado mãe, aconselhando Robb em alguns momentos. Ela viaja bastante neste livro, hora visitando o pai Lord Hoster Tully, que está morrendo. Sua parte de destaque é quando segue para Ponta Tempestade, a fim de acalmar os corações de Renly  e Stannis, que devido a campanha dos dois e suas diferenças, resolvem guerrear e coisa e tal.

Por fim, temos o maldito,imprestável,infeliz,desgraçado, traidor,filha da put@, Theon Greyjoy, o protegido dos Starks, visita seu pai, Balon Greyjoy em Pyke e volta com “sangue-nos-olhos“, para tomar Winterfell e fazer verdadeiras barbaridades para provar ao pai que ainda era um homem de ferro (ué não era pra ser Stark[referencia]) e que podia sim  ser seu herdeiro, ao invés de deixar sua irmã Asha Greyjoy no comando.

Enfim, esta resenha foi um oferecimento casas….Obrigado a todos que leram e até a próxima!

Winter is Coming…

*Viewpoints: Pontos de Vista

**Reclaim the throne: Recuperar o trono, tomar o trono.

Título: A Fúria dos Reis – As Crônicas de Gelo e Fogo, vol. 2
Autor: George R. R. Martin
Editora: Editora Leya
Tradutor: Jorge Candeias

 

Anúncios

2 comentários em “A fúria dos Reis – As Crônicas de Gelo e Fogo

  1. Acho que depois da série, a HBO podia se concentrar em dois momentos, ou na Conquista de Aegon, ou na Rebelião de Robert. Mesmo não sendo O Assunto dos livros, mesmo assim o Martin já deu vários pontos que dá muito bem prum Spin-off legal.

    Curtir

    1. Com absoluta certeza, tem uma especie de prologo intitulado “O cavaleiro dos Sete Reinos” que tem uma estrutura bem dahora, eu espero que role alguma série derivado disso, e ver a Conquista de Aegon seria muito massa!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s