Histórias reais que inspiraram “Game Of Thrones”

1. O Casamento Vermelho

O Casamento Vermelho

HBO

O que aconteceu em Game of Thrones: Ah, o Casamento Vermelho! Quem poderia esquecer? Quando, tipo, 25% dos seus personagens favoritos de GoT estavam rindo, comendo e festejando e de repente o irmão da noiva apunhalou repetidamente a barriga de uma mulher grávida, alguém atirou em Robb Stark com uma besta, outro cara cortou a garganta de Catelyn e o sangue jorrou para todo o lado. Quanta diversão!

O horror na vida real – O Jantar Negro, Escócia, 1440
Para a versão da vida real, pense no Casamento Vermelho, mas em uma festa infantil. Os conspiradores adultos que eram guardiões do rei Jaime II, de 10 anos de idade, convidaram William Douglas, que tinha 16 anos e era líder de um dos clãs mais poderosos da Escócia, e seu irmão menor, David, para um divertido fim de semana de celebrações no castelo. Após um banquete, os servos do rei colocaram uma cabeça de touro negro à mesa – o que era praticamente um emoji de “massacre iminente” da era medieval. O pequeno Rei Jaime implorou por misericórdia, mas William e David foram decapitados.

2. Lannisters versus Starks

Lannisters versus Starks

HBO

O que aconteceu em Game of Thrones: Guerra, traição, casamento infantil, decapitações, todo mundo olhando para uma cabeça em uma estaca após uma decapitação: a luta entre os Lannisters e os Starks produziu alguns dos momentos mais perturbadores de GoT.

O horror na vida real – Lancasters vs Yorks, Inglaterra, 1455-1487
Essas duas famílias rivais passaram décadas lutando pelo trono inglês no que ficou conhecida como a Guerra das Rosas. Uma das batalhas mais sangrentas ocorreu em Wakefield, Yorkshire, culminando na morte de quase todo mundo do lado York, incluindo Ricardo, líder da família. Ecoando o destino de Ned Stark, a cabeça de Ricardo foi cortada e posta sobre os portões de York para a alegria de todos – especialmente dos pássaros famintos.

3. Joffrey

O que aconteceu em Game of Thrones: O rei Joffrey, fruto de incesto, é sem sombra de dúvidas uma das pessoas mais sombrias e perversas do sombrio e perverso reino de Westeros. Os pontos altos do seu reinado incluem atirar à queima-roupa numa garota com uma besta e ordenar a decapitação do pai de sua noiva diante dela.

O horror na vida real – Eduardo de Lancaster, herdeiro do trono real inglês, 1453-1471
O príncipe Eduardo (um bastardo, segundo os rumores) era, consoante relatos, um pequeno tirano tão sanguinário quanto Joffrey. Aos 13 anos, seus hobbies incluíam cortar cabeças, guerra e ataques aleatórios aos seus amigos com uma espada ou lança, só pela zuera.

4. A Muralha

A Muralha

HBO

O que aconteceu em Game of Thrones: Com quase 500 quilômetros de extensão, mais de 200 metros de altura, congelada pelos ventos cortantes do norte gelado e repleta de ex-presidiários sexualmente frustrados, a Muralha é um dos lugares mais assustadores de GoT.

O horror na vida real – A Muralha de Adriano
Em 122 d.C. os romanos construíram uma muralha de 118 quilômetros de extensão na Inglaterra para manter afastados os “bárbaros” da atual Escócia. Houve inúmeros ataques violentos à muralha pelas tribos escocesas, mas um dos mais memoráveis foi o da Grande Conspiração do inverno de 367 d.C., quando soldados romanos descontentes permitiram que as tribos do norte passassem pela muralha e entrassem na Inglaterra. Grupos de saqueadores cruzaram o país, queimando vilas, estuprando, assassinando e pilhando tudo o que viam pela frente.

5. A Guerra dos Cinco Reis

A Guerra dos Cinco Reis

HBO

O que aconteceu em Game of Thrones: Após a morte do rei Robert Baratheon, Westeros entra em conflito, com cinco homens disputando o trono: Joffrey Baratheon, Stannis Baratheon, Renley Baratheon, Robb Stark e Balon Greyjoy. Rola uma carnificina desenfreada.

O horror na vida real – A Guerra dos Cem Anos, Europa, 1337–1453
Esse foi um horrível, sangrento e duradouro conflito entre Inglaterra e França, no qual todo mundo achava que merecia ser o rei da França. Houve inúmeras batalhas em terra e mar, sangue jorrando para todo o lado, centenas de milhares de pessoasmortas e um dos seus “pontos altos” ocorreu quando Joana d’Arc, de apenas 17 anos, foi queimada viva. Bons tempos.

6. Os Dothraki

O que aconteceu em Game of Thrones: Os Dothraki, ou senhores dos cavalos, liderados por Khal Drogo, são uma tribo de guerreiros bárbaros em GoT que aterrorizam Essos estuprando, assassinando e, sabe como é, pilhando.

O horror na vida real – Os Mongóis, séculos XIII-XIV
Os mongóis eram uma tribo nômade que andavam pela Ásia e Europa espalhando o terror por onde passavam. Segundo as lendas, após invadirem a China, as ruas da capital ficaram “ensebadas” com a gordura e a carne de suas vítimas. Após destruírem a cidade de Riazan, na Rússia, os mongóis assassinaram brutalmente quase todos os cidadãos, deixando apenas alguns sobreviventes para que espalhassem uma terrível mensagem: “Os mongóis estão chegando.”

7. O Rei Louco Aerys Targaryen

O Rei Louco Aerys Targaryen

HBO

O que aconteceu em Game of Thrones: O rei louco Aerys começou como um bom governante, mas perdeu o rumo e acabou como mais um dos psicopatas de GoT. De acordo com Jaime Lannister, “ele adorava ver pessoas queimadas vivas, o modo como a pele deles escurecia, empolava e se desprendia dos seus ossos”. Mas quem não gosta disso?

O horror na vida real – Carlos VI da França, O Louco, final do século XIV
Antes de Carlos VI enlouquecer, ele era popular, charmoso e bem-sucedido. Ele pegou uma doença misteriosa, que o fez perder todos os cabelos e dentes, e depois disso tudo deu errado. Seu primeiro “ataque” resumiu-se a ele matando, abruptamente, quatro de seus cavaleiros durante uma caminhada em uma adorável manhã de verão. Depois disso, ele passou a achar que era feito de vidro e a insistir para que fossem inseridas varetas de ferro em suas roupas para evitar que alguém o “quebrasse”.

8. Os selvagens canibais

O que aconteceu em Game of Thrones: Em GoT, o povo Thenn é formado por canibais selvagens que se alimentam dos “corvos” – os homens da Patrulha da Noite. Nos livros, os clãs do Rio de Gelo caçam e se alimentam de outros selvagens.

O horror na vida real – A Família Sawney Bean, Escócia, século XVI
A família Sawney Bean era um clã escocês de canibais que vivia em cavernas e sem maiores preocupações. Eles contavam com 14 filhos e 32 netos e o método preferido de procriação era o incesto. Sobreviviam atacando transeuntes, surpreendendo-os saindo dos arbustos de onde estavam escondidos. Após o ataque, cortavam as vítimas, alimentavam-se de seu sangue e roubavam seus pertences. As partes do corpo que sobravam eram preservadas para uma refeição posterior.

9. Bran e Rickon Stark

Bran e Rickon Stark
HBO

O que aconteceu em Game of Thrones: Após a decapitação de Ned Stark, seus filhos Bran e Rickon ficam presos em Winterfell. Quando Theon Greyjoy invade o castelo, ele tenta assassinar os príncipes (apesar de que, na verdade, eles escapam). Os meninos desaparecem e são dados como mortos.

O horror na vida real – Os Príncipes na Torre, Inglaterra, século XV
Eduardo, de 12 anos, e Ricardo, de 9, eram os únicos filhos do rei Eduardo IV. Após a morte do rei Eduardo, os meninos ficaram sob a guarda do tio, Ricardo III (o filho do cara que terminou com a cabeça nos portões), que resolveu trancá-los em uma torre, “para a segurança deles”, até a coroação de Eduardo. Mas de alguma maneira – e isso realmente pode acontecer com qualquer um – Ricardo III ~perdeu~ os meninos e não teve outra opção senão tentar ser rei. Talvez os meninos tenham sido assassinados pelo tio, talvez eles tenham se teletransportado magicamente para o éter. Nós nunca saberemos de verdade.

 

 

Escrito por Becky Barnicoat, Buzzfeed,2016. Buzzfeed

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s